História

Fazenda São Pedro

Há mais de 50 anos, a pecuária leiteira faz parte das atividades agropecuárias da Fazenda São Pedro, cuja escritura é datada do ano de 1914, quando foram adquiridas pela família Vestey, de origem inglesa, posteriormente denominada Agropecuária CFM Ltda.

Inicialmente, a retirada de leite era manual e dividida em dez retiros espalhados na propriedade.

Em 1972 foi construída uma sala de ordenha canalizada, onde todo o gado leiteiro passou a ser ordenhado. Já nesta época, o leite era entregue refrigerado.

Em 1990, foi lançado o slogan "Fazenda São Pedro - Leite a Pasto", destacando então a grande vocação para produção de leite em sistema de pastejo rotacionado. Utilizando as mais modernas técnicas de manejo, o sistema proporciona uma grande lotação de animais por área e, como consequência, alta produtividade de leite por hectare. Em 2002, um novo centro de ordenha foi implantado para suportar as mais de mil vacas em lactação/dia: a chamada "Sala de Ordenha Tropical", que trouxe conceitos inovadores em termos de salas de ordenha para regiões de clima tropical.

No ano de 2006, Sr. Valmi Blanco Machado adquire dos ingleses (Agropecuária CFM Ltda) as terras que formam a Fazenda São Pedro e a totalidade do Projeto "Leite a Pasto", incluindo todo rebanho leiteiro e instalações. Conhecido citricultor paulista e agropecuarista de grande visão, diversifica seu ramo de atividades no setor agrícola e entra para o seleto grupo de maiores produtores de leite do Brasil: Segundo o índice Top 100 Milk Point, é o sexto maior produtor no estado de São Paulo em 2009 e, a partir de 2010, obtém a primeira colocação.

Já em 2007 inaugura um novo "Centro de Manipulação de Alimentos", dando continuidade ao Projeto "Fazenda São Pedro - Leite a Pasto".

No foco do trabalho da fazenda São Pedro está a premissa básica de “ Fornecer ao mercado animais funcionais com genética superior para produzir em quantidade e qualidade o mais nobre alimento do mundo, o LEITE”.